Peruíbe (13) 3451-7000 | Itanhaém (13) 3422-2277

Dicas
Vacina antigripe pode reduzir risco de infecção no ouvido de crianças

28/01/2013

Infecções no nariz podem chegar até o ouvido

Para muitas crianças, a temporada de gripe também significa um aumento no número de infecções de ouvido.

Embora muitas pessoas não percebam, o ouvido médio está diretamente ligado às vias respiratórias através da tuba auditiva (ou trompa de Eustáquio). Infecções no nariz ou na cavidade sinusal podem se propagar e chegar até o ouvido.

Epidemias dessas infecções são comuns entre crianças. A maioria das crianças menores de 8 anos contrairá infecção de ouvido ao menos uma vez e mais de um quarto delas terá a forma crônica da doença.

Embora possam surgir em qualquer época, as infecções apresentam variação sazonal. Em um estudo amplo publicado em dezembro, pesquisadores observaram mais de 270 mil casos de infecções agudas de ouvido. Eles descobriram que os casos de infecções de ouvido aumentaram junto com os de gripe e de doenças causadas por outros dois vírus respiratórios (mas não com os resfriados).

Isso quer dizer que a vacina contra a gripe pode prevenir infecções de ouvido nas crianças? Alguns pesquisadores acreditam que sim.

Em um relatório publicado em 2011, cientistas reuniram dados de oito estudos randomizados envolvendo 24 mil crianças de 6 meses a 7 anos. Eles descobriram que o risco de contrair infecções agudas de ouvido é significativamente menor nas crianças que receberam Flumist, uma vacina em forma de spray nasal feita com vírus da gripe enfraquecidos, que para as que receberam placebo. Entre as que ficaram gripadas após o procedimento, ocorreu uma redução de 40% da probabilidade de contrair infecção de ouvido em comparação com as que receberam placebo.

Um estudo publicado no ano passado também descobriu que a vacina contra a gripe reduzia a incidência de infecções agudas de ouvido em crianças. A Flumist parece ser mais eficiente que a vacina injetável, mas os cientistas afirmam que mais estudos são necessários.

A conclusão é que a vacina da gripe parece reduzir a probabilidade de infecções de ouvido em crianças.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/01/28/vacina-antigripe-pode-reduzir-risco-de-infeccao-no-ouvido-de-criancas.htm

 

Fonte: UOL (The New York Times)

Voltar