Peruíbe (13) 3451-7000 | Itanhaém (13) 3422-2277

Dicas
Prevenção - É importante cuidar da Saúde enquanto estamos com saúde.

Câncer é definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela perda do controle da divisão celular e pela capacidade de invadir outras estruturas orgânicas.

O câncer pode ser causado por fatores externos - substâncias químicas, irradiação e vírus - e internos - hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas. Os fatores causais podem agir em conjunto ou em seqüência para iniciar ou promover o processo de carcinogênese. Em geral, dez ou mais anos se passam entre exposições ou mutações e a detecção do câncer.

Durante muito tempo, câncer foi sinônimo de morte, e que seu tratamento raras vezes levava à cura. Atualmente, muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, demonstrando-se a importância do diagnóstico precoce. Mais da metade dos casos de câncer já tem cura.

No Brasil, o câncer de mama tem sido a principal causa de morte entre mulheres, fazendo quase 42.000 vítimas novas ao ano. O fato de o nódulo vezes, com que seja descoberto num estágio avançado da doença. Por isso o maior aliado no diagnóstico é a combinação de auto-exame, realizados a partir dos 20 anos, uma vez por mês principalmente após a menstruação, mamografia a partir dos 35 anos e ultra-sonografia para mulheres com histórico de doença na família.

Uma informação positiva é que a amamentação, especialmente quando prolongada contribui para reduzir o risco do câncer de mama nas mulheres, independentemente do número de filhos amamentados e idade materna na primeira e na última amamentação.

Por outro lado, hábitos saudáveis de vida tais como uma alimentação balanceada, podem reduzir significativamente os ricos do câncer. Portanto prevenir ainda é o melhor remédio.

Arco-íris da longa vida

O médico americano David Heber, do Centro para Nutrição Humana da Universidade da Califórnia, desenvolveu um sistema de código de cores que aumenta a eficácia na combinação dos alimentos.

Para diminuir os riscos apontados, basta consumir diariamente uma porção equivalente a meia xícara de cada um dos grupos de alimentos.

 

Voltar