Peruíbe (13) 3451-7000 | Itanhaém (13) 3422-2277

Como a Psicoterapia pode me beneficiar? Qual a função do Psicólogo Clínico?

08/05/2017

*Por: Patrícia Cristina Pereira (CRP 06/96815)

Psicologia (Psiquê + Logos) significa estudo da alma. O psicólogo clínico é o profissional da saúde que estuda a psiquê humana. Mas, do que se trata a Psiquê? Trata-se da alma, da mente humana.
 
A função do psicoterapeuta (psicólogo clínico) é acolher e ajudar as pessoas em seus conflitos internos, os quais geram transtornos não só à própria pessoa como a todos a sua volta (familiares, amigos, cônjuges, colegas de trabalho, etc.), assim como promover o auto-conhecimento, visando saúde e bem-estar emocional.
 
O profissional em questão, baseia sua atuação em uma abordagem que é caracterizada pelo conjunto de teorias e técnicas da Psicologia.
 
No Centro Clínico Peruíbe, utilizamos a abordagem de Terapia Cognitivo Comportamental, a qual propõe que a cognição distorcida e/ou disfuncional (que influencia as emoções, o humor e o comportamento) esteja no cerne de todos os distúrbios psicológicos. Nesta linha de raciocínio, a reestruturação cognitiva (isto é, reestruturação da forma como nossa mente percebe, pensa, compreende, aprende, internaliza, imagina, classifica, julga, associa, reconhece) se caracteriza como o principal objetivo da psicoterapia.
 
Portanto, a avaliação realista e a modificação no sistema de crenças do paciente (padrão pelo qual processa as informações das situações vivenciadas), produzem uma melhora emocional e comportamental duradoura.
 
Faz-se necessário ressaltar que pessoas de todas as idades e classes sociais podem beneficiar-se da Psicoterapia, que pode ser individual ou em grupo. Salienta-se, também, que estudos e a prática clínica mostram a eficácia da Terapia Cognitivo Comportamental em transtornos de ansiedade (transtorno do pânico, fobias, transtorno obssessivo-compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada, etc.), transtornos depressivos, abuso de substâncias químicas, transtornos alimentares, transtorno de estresse pós-traumático, transtornos de personalidade, dor crônica, entre outros; além de problemas conjugais e familiares.
 
Reflexão de Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”.
 
É isto que a Psicologia no Centro Clínico propõe: que o psicoterapeuta utilize não só técnicas psicológicas mas, também, seu próprio coração e sua alma (mente) ao acolher e cuidar da alma (mente) daquele que é mais que seu paciente – é seu semelhante.
 
* Dra. Patrícia Cristina Pereira (CRP 06/96815) é psicóloga.