Peruíbe (13) 3451-7000 | Itanhaém (13) 3422-2277

Você conhece as diferenças entre a cirurgia pediátrica e a de adultos?

07/07/2017

A cirurgiã pediátrica, Dra. Luciane Bastos Fernandes de Oliveira (CRM 149853), fala sobre sua especialidade e as diferenças entre cirurgias para crianças e adultos. Confira entrevista a seguir.

 
Qual a diferença da cirurgia pediátrica e de adultos?
 
Dra Luciane - Essa questão é extremamente importante. Em muitas situações não fica claro para pais e familiares a diferença entre o cirurgião pediátrico e o cirurgião geral que trata de adultos. A Cirurgia Pediátrica é uma especialização que passa por sua formação em cirurgia geral e soma-se a um longo período de aprimoramento em técnicas operatórias para a infância. A nossa formação é específica e qualificada para o cuidado cirúrgico de crianças desde o período neonatal, lactentes (bebês que mamam no peito), pré-escolares, escolares e até adolescentes jovens. A infância é caracterizada por doenças próprias e específicas deste período, que muitas vezes não estão presentes na fase adulta. Além disso, as crianças são completamente diferentes dos adultos, tanto em questões técnicas operatórias quanto no acompanhamento e cuidados pré, trans e pós-operatórios. Além disso, os aspectos psicossociais também são mais evidentes nesta faixa etária e precisam ser observados com carinho. 
 
A cirurgia pediátrica é uma área muito ampla, correto?  Quais os problemas/doenças mais comuns?
 
Dra. Luciane - Exatamente. É uma área extremamente ampla. Atende doenças cirúrgicas desde o período neonatal até a adolescência. Os problemas mais comuns encontrados nestas faixas são malformações congênitas neonatais diversas, hérnias umbilicais, inguinais, epigástricas, fimose, distopias testiculares, entre outros.
 
Gostaria de acrescentar mais informações? Quais?
 
Dra. Luciane - É importante lembrar e enfatizar que existem ainda doenças nesta faixa etária que requerem tratamento cirúrgico de urgência/emergência. Estas deverão ser encaminhadas para um serviço especializado em pronto-atendimento com intuito de não adiar a rápida correção destas patologias, como por exemplo as dores abdominais de início agudo, as parafimoses ou a hérnia inguinal encarcerada ("presa"), que podem ser complicações de doenças já existentes. Por tanto o diagnóstico precoce destas malformações podem evitar esta evolução.
 
Atendimento da Cirurgiã Pediátrica no Centro Clínico
 
No Centro Clínico, serão atendidas crianças com doenças diagnosticadas que requerem correção cirúrgica ELETIVA desde o período neonatal até 12 anos incompletos, a exemplo das citadas acima.
 
Para marcar uma consulta, entre em contato pelo 13 3451-7000 ou agendamento@centroclinico.com.br.